SANTA FÉ DO SUL FORTALECE SEGURANÇA NAS ÁREAS RURAIS E TURÍSTICAS COM ATIVIDADE DELEGADA RURAL

A Estância Turística de Santa Fé do Sul deu mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública, especialmente nas regiões rurais e turísticas do município. Foi implantada oficialmente a Atividade Delegada Rural, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública.

O programa consiste em um reforço no patrulhamento das áreas rurais e das orlas fluviais, promovido pela Polícia Militar Ambiental com apoio da administração municipal. As ações integram patrulhamento terrestre, com uso de viaturas da PM Ambiental, e patrulhamento náutico, com embarcações como lanchas e barcos, que percorrerão as orlas fiscalizando e coibindo crimes ambientais, como desmatamento, poluição, queimadas irregulares, entre outros delitos que afetam o meio ambiente e a segurança local.

A iniciativa é uma política pública implementada pelo Governo Municipal, por meio do prefeito Evandro Mura, do vice-prefeito Capitão Benitez, com apoio direto do secretário de Administração Cesar Melo e do secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Ortencio Vieira Ramos. A proposta reforça o compromisso da gestão com a segurança da população da zona rural, de proprietários de sítios, chácaras, fazendas, ranchos, bem como dos turistas e frequentadores da região. Na manhã desta sexta-feira, também estava presente o engenheiro agrônomo Vagner Gurian.

O secretário de Administração, Cesar Melo, destacou que a implantação da Atividade Delegada Rural é resultado de uma gestão comprometida com políticas públicas eficazes e voltadas para as reais necessidades da população. Segundo ele, a ação reforça a presença do poder público nas regiões rurais e turísticas, promovendo segurança, bem-estar e proteção ao patrimônio. “Esse convênio é mais uma prova de que, quando há planejamento, parceria e vontade de fazer, conseguimos avanços significativos. Estamos trabalhando para garantir que cada morador e visitante se sinta protegido em Santa Fé do Sul”, afirmou.

O patrulhamento também estará atento à proteção do patrimônio rural: tratores, máquinas, animais, insumos e produções agrícolas, que agora contam com apoio direto da Polícia Militar Ambiental.

Atualmente, a segurança pública em Santa Fé do Sul já é uma referência com a integração de todas as forças de segurança que atuam no município, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e PM Ambiental, com ações coordenadas para garantir a tranquilidade de quem vive ou visita a cidade.

Durante o lançamento, estiveram presentes os cabos PM Rondon e Rodrigues, da Polícia Militar Ambiental, representando o comandante sargento Gomes, da PM Ambiental de Santa Fé do Sul, que teve papel fundamental na formalização do convênio. O cabo Rondon destacou a importância da parceria: “Santa Fé do Sul é referência em turismo e, agora, se fortalece ainda mais como referência em segurança pública. O convênio é uma iniciativa da Prefeitura, e nós, como força estadual, estamos imbuídos em ampliar essa proteção. Onde a Atividade Delegada Rural foi implantada, os índices de criminalidade diminuíram consideravelmente. Nosso objetivo é proporcionar mais tranquilidade às famílias do campo, proteger seu patrimônio e garantir segurança também aos turistas que frequentam nossa cidade. Em caso de emergência, a população pode acionar a PM Ambiental pelo número 190.”

O prefeito Evandro Mura ressaltou que segurança também é qualidade de vida: “Todas as ações em prol da segurança são voltadas para melhorar a vida da nossa população. O campo, os ranchos e a zona rural fazem parte do coração da nossa Estância Turística, e merecem atenção especial. Estamos fortalecendo o turismo receptivo com segurança, proteção ambiental e respeito às famílias que vivem e trabalham nessas regiões.”

A Atividade Delegada Rural reforça o compromisso da gestão Mura e Benitez com uma Santa Fé do Sul mais segura, desenvolvida e acolhedora para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *