No último dia 27 de março, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde encerrou os trabalhos do Arrastão Contra a Dengue. A ação teve inicio no dia 10 de março, e contou com a participação de 18 agentes de endemias e 38 agentes comunitários de saúde que percorreram todos os bairros urbanos do município.
Durante o Arrastão, os agentes também recolheram materiais descartados inadequadamente, como garrafas plásticas, pneus, latas e outros recipientes que acumulam água e favorecem a proliferação do mosquito. A mobilização também contou com orientações à comunidade sobre boas práticas para evitar o acúmulo de água parada em quintais e terrenos baldios.
Segundo Osmar Arroio, responsável pelo Setor de Vetores a equipe conseguiu vistoriar 15.776 entre residências e estabelecimentos comerciais; 3.767 imóveis estavam fechados, não sendo possível realizar a vistoria; 778 imóveis estavam desabitados e 104 proprietários recusaram a entrada dos agentes para a fiscalização do quintal.
Dos locais vistoriados a equipe identificou 166 criadouros do mosquito, sendo 43 focos em bebedouros, 27 em vasos de plantas, 21 em latas / frascos e plásticos, 15 em ralos externos, 12 em materiais diversos, 7 em vasos sanitários, 6 em ralos interno, 6 em lonas, 5 em prato de plantas, 5 em depósito para construção, 4 em piscinas, 4 em pneus, 3 em baldes, 2 em material de construção, 1 em depósito de água e 1 em bandeja de geladeira.
“A dengue é uma preocupação constante, e ações como essa é fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Tivemos uma boa aceitação dos munícipes, nossos agentes conseguiram vistoriar muitos imóveis, realizando um trabalho de orientações, identificando e eliminado focos do mosquito, e assim como no último arrastão, a maior parte dos criadouros continuam sendo os bebedouros, por isso pequenas atitudes da população fazem a diferença. A limpeza regular dos quintais e o descarte correto de resíduos são essenciais para mantermos a cidade protegida”, destacou a secretária de Saúde Rosana Vassoler Fernandes Theodoro de Oliveira.
O Governo Municipal reforça o pedido para que todos continuem atentos e façam sua parte, eliminando possíveis focos do mosquito. A colaboração da comunidade é fundamental para evitar novos surtos da doença e garantir a qualidade da saúde pública.
Fique atento às dicas para prevenção:
- Mantenha garrafas viradas para baixo;
- Elimine água parada em vasos de plantas, pneus e recipientes plásticos;
- Mantenha caixas d’água bem tampadas;
- Descarte corretamente materiais que possam acumular água.
O combate à dengue é uma responsabilidade de todos! Faça a sua parte e contribua para um ambiente mais seguro para nossa Estância Turística.