Santa Fé do Sul recebe em maio oficina “Backstage: Profissão e Arte” com Alessandro Cruz

A Secretaria de Turismo e Cultura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio do programa Pontos MIS, realizará no próximo dia 7 de maio, às 13h, na Cidade das Crianças, a oficina “Backstage: Profissão e Arte”, ministrada por Alessandro Cruz. Com duração de quatro horas, a atividade é voltada para maiores de 16 anos e tem como finalidade capacitar profissionais e estudantes interessados nos bastidores da produção cultural e técnica.

A oficina destina-se a pessoas que desejam ingressar ou aprimorar-se na área técnica de eventos, teatro, TV, cinema ou produções corporativas. O público-alvo inclui desde assistentes de palco, operadores de som, iluminação e vídeo, até montadores de cenário e logísticos de eventos. Também é indicada para estudantes de produção cultural, artes cênicas e comunicação audiovisual.

A proposta do projeto Backstage: Formação e Arte é proporcionar conhecimento técnico e habilidades práticas para quem atua ou pretende atuar nos bastidores de espetáculos e produções diversas.

“Essa oficina é uma oportunidade única para capacitar nossos talentos locais e valorizar os profissionais que tornam possível a realização de eventos e espetáculos. Santa Fé do Sul está empenhada em fortalecer cada vez mais a cultura e o turismo por meio da formação e qualificação técnica”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Paula Toppan.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (17) 3631-1752.

Conheça o oficineiro

Alessandro Cruz dos Santos, 42 anos, solteiro, natural de Santos SP, com formação técnica em Comunicação Social com Ênfase em Rádio e TV no Colégio Integração – São Vicente (2001-2002), técnicas de som e iluminação profissional na Escola Profissionalizante CAM São Paulo (2009 e 2010), atuou como produtor cultural na Oficina Cultural Regional Pagu – Santos, realizou oficinas de audiovisual na Oficina Cultural Regional Gerson de Abreu – Iguape, foi assistente de produção do projeto Ademar Guerra, participou da equipe técnica do Festival Santista de Teatro Amador (FESTA) no período de 1999 a 2002, Festival de Teatro Amador do Estado de São Paulo (FETAESP) 2001 e 2002, auxiliou na criação e desenvolvimento do Festival Santista de Curtas Metragens (CURTA SANTOS) 2002 e 2003.

No período de julho de 2007 a agosto de 2010, atuou como responsável técnico do Teatro da Fundação Salvador Arena – São Bernardo do Campo/SP, foi assistente e diretor de iluminação em 2010 e 2011 da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Em janeiro de 2012, trabalhou como Iluminador do 1º Festival de Teatro do KAOS em Cubatão, coordenador do Festival de Artes Cênicas do CAMP São Vicente no período de 2012 a 2017, diretor de luz da Encenação de Jose Bonifácio/Santos em agosto de 2013, técnico de Iluminação no Centro Cultural SESI/FIESP no período de maio de 2014 a janeiro de 2017, Em 2022 foi coordenador dos cursos e atividades presenciais do Espaço Amigos da Cultura em São Vicente, iniciativa contemplada no programa de Ação Cultural, Proac Expresso Direto, Edital Nº 40/2021. Desde 2018 é concursado na Prefeitura de Santos atuando como iluminador do Teatros Municipal Bráz Cubas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *