Capacitação do Projeto Saúde – Redes reúne profissionais em Santa Fé do Sul para fortalecer integração na atenção à saúde

Na manhã desta terça-feira (6), cerca de 55 profissionais da saúde participaram da capacitação do Projeto Saúde – Redes, em Santa Fé do Sul. A capacitação é parte de uma estratégia mais ampla do Ministério da Saúde, voltada à qualificação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com foco na comunicação efetiva entre os diferentes níveis de atendimento, e visa reorganizar os fluxos de atendimento e aprimorar o trabalho das equipes que atuam na atenção primária, especializada e hospitalar, por meio de uma abordagem integrada e resolutiva.

Além de Santa Fé do Sul, também participam da capacitação os municípios de Três Fronteiras, Rubineia, Santa Clara d’Oeste, Santa Rita d’Oeste e Nova Canaã Paulista.

Durante quatro dias, entre os dias 5 e 8 de maio, os profissionais participam de aulas presenciais no anfiteatro do Unifunec – Campus III, além de atividades online, com conteúdos voltados à gestão do cuidado, organização dos processos de trabalho e integração entre as equipes. Enfermeiros, agentes comunitários, gestores, técnicos e outros trabalhadores da rede municipal de saúde estão entre os participantes.

De acordo com a diretora de Saúde, Ana Paula Sasso, o objetivo central do projeto é proporcionar um olhar ampliado sobre o cuidado em saúde, promovendo a construção de linhas de cuidado bem definidas e fortalecendo os vínculos entre os profissionais de diferentes níveis da atenção. “Quando um paciente passa da Unidade Básica para uma consulta com especialista é fundamental que a informação não se perca no meio do caminho. A rede precisa funcionar como uma engrenagem sincronizada, garantindo que o cuidado seja contínuo, resolutivo e centrado na pessoa”, destacou.

Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Vassoler F. T. Oliveira, a capacitação é mais do que uma qualificação técnica, é também uma forma de valorização do trabalho dos profissionais e um compromisso com o serviço público de qualidade. “Essa capacitação é fundamental para que possamos qualificar ainda mais o atendimento prestado à nossa população. Quando todos os níveis de atenção trabalham de forma integrada, conseguimos resolver melhor os problemas de saúde dos nossos pacientes e garantir um cuidado mais humano e eficiente”, afirmou a secretária”.

Ela ressaltou ainda que o investimento em capacitação reflete diretamente na satisfação dos usuários do SUS. “É uma construção diária, que exige atualização constante, escuta ativa da população e compromisso ético com o bem comum. Estamos muito felizes em ver tantos profissionais envolvidos e comprometidos com essa transformação”, completou Rosana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *