Escola Municipal Cirley Volpe Lopes promove exposição sobre povos indígenas e africanos com foco na valorização histórica e cultural

A Escola Municipal Profa. Cirley Volpe Lopes, em Santa Fé do Sul (SP), realizou no dia 16 de maio uma significativa exposição cultural com o tema “Povos Indígenas e os Povos Africanos”. A atividade, desenvolvida pelos alunos dos 5º anos A e C da professora Ângela Giti, 5º B da professora Tatiana dos Santos e 5º D da professora Fabiana Sacchi, integrou o projeto de Africanidade e Povos Indígenas promovido pela escola.

A proposta teve como objetivo despertar nos estudantes a valorização das matrizes culturais que compõem a identidade brasileira, reforçando a importância do conhecimento histórico desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A exposição foi um momento de reflexão e conscientização, especialmente por ocorrer em uma semana marcada pelo 13 de maio — data que simboliza a abolição da escravatura no Brasil. Através das atividades desenvolvidas, os alunos puderam refletir criticamente sobre os impactos da escravidão e a resistência dos povos africanos e indígenas ao longo da história.

Durante a amostra, foi possível observar o empenho e a criatividade dos estudantes, orientados por suas professoras, na produção de cartazes, maquetes, textos e representações artísticas que evidenciam a rica herança cultural desses povos na formação da sociedade brasileira. Os trabalhos revelaram a sensibilidade e o comprometimento pedagógico da equipe docente, além do envolvimento e entusiasmo dos alunos.

A diretora Edna Miranda, junto às coordenadoras Anahí Fernanda e Fabrícia Coqueiro, destacou o orgulho em ver a escola engajada em projetos que promovem a educação com excelência, respeito à diversidade e construção de uma consciência histórica crítica.

A Secretaria da Educação e a E.M. Profa. Cirley Volpe Lopes reafirmam, com esta ação, seu compromisso com uma educação transformadora, que valoriza a diversidade e promove o reconhecimento das contribuições fundamentais dos povos indígenas e africanos na cultura, na história e na identidade do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *