Um idoso de 68 anos, morador de Jales (SP), foi vítima de um golpe de estelionato ao tentar entrar em contato com uma engenheira ambiental para tratar o pagamento de um documento. O caso ocorreu no dia 6 de agosto de 2025, por volta das 17h, e foi registrado na Polícia Civil no dia 7 de agosto de 2025 como estelionato (artigo 171 do Código Penal).
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que tentou contato com uma profissional por meio de um número de telefone, mas, por engano, conversou com um indivíduo desconhecido. O golpista, se passando por um intermediário da engenheira, solicitou o pagamento de R$ 450,00 para a emissão de um documento necessário para a negociação do veículo.
Sem desconfiar da fraude, o idoso efetuou o pagamento. A situação só foi descoberta após um sobrinho da vítima entrar em contato diretamente com a engenheira, que negou ter recebido qualquer valor ou feito tal solicitação. Diante da constatação do golpe, a vítima se comprometeu a apresentar à polícia as capturas de tela das conversas e o comprovante do valor pago.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária de Jales e será investigado pela equipe da 01ª Delegacia de Polícia, sob responsabilidade do delegado titular. Até o momento, o autor do crime não foi identificado.