Jales mobiliza mais de 1.800 pessoas em ação teatral de conscientização no Maio Laranja

Na primeira semana de maio, a Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Fundo Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), promoveu uma importante ação alusiva à campanha Maio Laranja, com a apresentação da peça teatral “Meu Quarto, Minha Inocência”, da Escola Livre de Teatro.

Ao longo da semana em diferentes dias e horários, aproximadamente 1.800 pessoas foram alcançadas, entre crianças, adolescentes e profissionais da área social e educacional. Estiveram presentes alunos das Escolas Municipais, Colégio XV de Abril, AACAJ, SACRA, ETEC, além de professores, coordenadores, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais comprometidos com a proteção da infância e da juventude.

A peça trouxe ao palco, de maneira sensível e impactante, temas delicados como a violência sexual contra crianças e adolescentes, despertando reflexões sobre o papel da sociedade na escuta ativa, na prevenção e na denúncia de abusos.

“Falar sobre o abuso sexual ainda é um tabu em muitos espaços, mas é preciso romper esse silêncio. Nossa gestão tem compromisso com políticas públicas que protejam as crianças e adolescentes. O teatro é uma poderosa ferramenta de educação e conscientização, e ver tantas pessoas participando dessa ação nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Luis Henrique Moreira.

O Maio Laranja é uma campanha nacional que marca o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória da menina Araceli, de apenas 8 anos, brutalmente assassinada em 1973.

“A campanha reforça o nosso compromisso permanente com a proteção da infância. Por meio da arte, conseguimos dialogar com o público jovem de forma acessível e profunda. É uma forma de informar e empoderar para que cada um saiba reconhecer e denunciar situações de risco”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota.

O presidente do CMDCA, Higor Arco, também ressaltou a importância da mobilização social e intersetorial para garantir os direitos das crianças e adolescentes: “A atuação integrada entre o poder público, sociedade civil e as redes de proteção é fundamental. O CMDCA segue apoiando ações como essa, que colocam em pauta o cuidado, o respeito e a dignidade das nossas crianças e adolescentes. A prevenção começa na informação.”

A mobilização continuará ao longo do mês e durante todo o ano, com outras atividades de conscientização, incluindo a Passeata Faça Bonito – Proteja nossas crianças , que será realizada no próximo dia 20/05 , com início às 08h , na Praça Dr. Euplhy Jalles . Escolas e Organizações da Sociedade Civil também estão realizando rodas de conversa, oficinas, panfletagens e intervenções.

A Prefeitura reforça que todos têm um papel na proteção das crianças. Em caso de suspeita ou confirmação de abuso ou exploração sexual, a denúncia pode ser feita de forma anônima pelo Disque 100, ou diretamente ao Conselho Tutelar de Jales.

Quem fica em silêncio também comete crime!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *