A Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Senar-SP, Sindicato Rural e Unifunec, realizou nesta semana a apresentação da primeira colheita da horta cultivada pelos alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro, no Projeto Renascer.
O evento contou com a presença do prefeito Evandro Mura, da primeira dama Elaine Mura, Fernandq Benitez, esposa do Vice Prefeito Capitão Benitez, da secretária de Assistência Social Silvia Almeida, da equipe da Secretaria da Agricultura, representada pelo engenheiro agrônomo Wagner Gurian e pelo médico veterinário Jeferson Mendonça, além do presidente do Sindicato Rural, Luís Bermal, do coordenador do Senar, Emerson Assi e o Coordenador do Projeto Renascer Marcus Vinícius Rodrigues Peixoto.
Com início em abril e previsão de encerramento no final de novembro, o programa atende 30 jovens entre 14 e 17 anos, que permanecem quatro horas diárias em atividades práticas e teóricas. A iniciativa, que há cinco anos é realizada nas dependências do Projeto Renascer, tem como foco a formação ética, cidadã e profissional de adolescentes e jovens, preparando-os para o mercado de trabalho rural e urbano.
Durante a apresentação da colheita, foram exibidos produtos cultivados diretamente pelos alunos, como alface, almeirão, couve, alho, batata, cebola, algodão, arroz, abóbora, tomate, mamão, berinjela, entre outros, todos cultivados sem agrotóxicos. Todo o processo envolve desde o preparo do solo até o manejo da produção agrícola, com acompanhamento dos instrutores Vagner Henrique, Kely Pires Martines e Tayná Aguiar.
A produção é destinada ao Projeto Renascer, ao consumo das próprias famílias dos alunos, à doação para entidades sociais e também à comercialização, revertendo os recursos para os próprios estudantes.
O prefeito Evandro Mura destacou o papel transformador do projeto na vida dos jovens:
“Este projeto vai muito além da prática agrícola. Ele ensina valores, fortalece vínculos e oferece uma vivência de aprendizagem e convivência que forma cidadãos comprometidos com a comunidade e com o futuro.”
Para o coordenador do Senar, Emerson Assi, o diferencial do programa está na integração entre teoria e prática:
“O Jovem Agricultor do Futuro é uma ponte entre a juventude e o campo. Aqui, eles não apenas aprendem uma profissão, mas também desenvolvem o senso de responsabilidade, trabalho em equipe e autoestima.”
Já o presidente do Sindicato Rural, Luís Bermal, reforçou o compromisso da entidade com a formação de novos líderes rurais:
“Investir na juventude rural é investir no futuro do campo. Este projeto é uma das plataformas mais importantes do Sindicato, pois prepara jovens para serem protagonistas do agronegócio e da sustentabilidade rural.”