A apresentadora Teresa Cristina recebe a cantora Silvia Borba para interpretar clássicos do samba-canção e conversar sobre o gênero neste domingo (10), excepcionalmente mais cedo, às 12h30, na edição inédita do programa Samba na Gamboa, da TV Brasil.
Anfitriã e convidada recordam sucessos como Ronda, de Paulo Vanzolini; Fim de Caso, de Dolores Duran; Atiraste Uma Pedra, de Herivelto Martins e David Nasser; Inquietação, de Ary Barroso; Naquela Mesa, de Sérgio Bittencourt; Eu Sei, de Cartola; Sim, de Cartola e Oswaldo Martins; Jamais, Jacob do Bandolim e Luiz Bittencourt; e Mais Cedo Ou Mais Tarde, de Geraldo Pereira.
Pernambucana radicada em Londrina, no Paraná, a cantora e pandeirista Silvia Borba fez parte de grupos como o Entretantas, formado apenas por mulheres, e conquistou o país com um emocionante repertório de sambas. Também participou de várias lives com Teresa Cristina durante a pandemia, quando ganhou visibilidade nacional.
Produção original da TV Brasil, o Samba na Gamboa fica disponível no YouTube da emissora pública e pode ser acompanhado no app TV Brasil Play. Com horário alternativo na telinha aos sábados, às 23h, o programa ainda tem versão na Rádio Nacional, que é veiculada aos sábados, ao meio-dia.
Repertório
Com um timbre que encanta, Silvia Borba solta a voz durante a entrevista para Teresa Cristina. Também recorda as lives que fez com a apresentadora no período da pandemia.
“Se não fosse a música, acho que eu tinha enlouquecido. A música com certeza foi o que me manteve equilibrada, porque aqueles dias foram muito difíceis. O som da cura, com toda a certeza”, lembra a artista.
A entrevistada fala se é necessário ter dor de cotovelo pra cantar o samba-canção.
“A gente não precisa viver, mas precisa sentir o que é dor do outro, se colocar no lugar daquela pessoa. Sem tristeza não se faz samba. Acho que é melhor cantar a tristeza do que ficar triste. Canto músicas tristes e alegres, o que o samba retrata”, reflete a convidada.
Durante a conversa, Silvia Borba também fala sobre a carreira e seus novos projetos. A cantora gosta de mesclar diversas referências em seus discos. Ela comenta sobre essa combinação que faz em seu novo álbum e explica o propósito do projeto Eu não me calo em que busca valorizar a presença feminina na cena musical.
“Trago a fala da mulher como compositora, como intérprete, como fazedora de cultura. Para que sejamos respeitadas no cenário da cultura”, ratifica.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize:
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV:
Serviço
Samba na Gamboa – domingo, dia 10/8, excepcionalmente, às 12h30, na TV Brasil
Samba na Gamboa – sábado, dia 16/8, às 23h, na TV Brasil
Samba na Gamboa – sábado, dia 16/8, ao meio-dia, na Rádio Nacional
TV Brasil na internet e nas redes sociais:
- Site –
- Instagram –
- YouTube –
- X –
- Facebook –
- TikTok –
- TV Brasil Play –
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais:
- Site:
- Instagram:
- Spotify:
- YouTube:
- Facebook:
- X:
- Streaming:
WhatsApp Nacional:
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional:
- Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
- Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
- São Paulo: FM 87,1 MHz
- Recife: FM 87,1 MHz
- São Luís: FM 93,7 MHz
- Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
- Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS